DÚVIDAS FREQUENTES

Por que uma Segunda Opinião Médica?

Um estudo feito pelas três Faculdades de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, indicou que em 95% dos casos analisados os médicos concordaram com o diagnóstico inicial, mas que em 90% dos casos discordaram do plano de tratamento. É difícil estimar um número exato, mas acredita-se que alguns milhares de pacientes recebam, a cada ano, diagnósticos completamente errôneos. "Significa um paciente por semana entrando no Hopkins (Johns Hopkins Hospital, Baltimore, EUA) com diagnóstico errado", diz Jonathan Epstein, professor de patologia, urologia e oncologia da Universidade Johns Hopkins, que foi incisivo durante a pesquisa dos erros patológicos: "Se você for o paciente, faz toda a diferença do mundo". (British Medical Journal, março, 2003).


Qual o período de espera até receber a Segunda Opinião?

Até dez dias úteis, após o centro médico receber seu histórico médico completo.

O que acontece caso a Segunda Opinião seja diferente do tratamento sugerido pelo médico particular?

Segundo o Dr. Joseph Kvedar, associado da Faculdade de Medicina de Harvard, em até 30% dos casos isso acontece. Mas as informações adicionais contidas na Segunda Opinião auxiliam na possível busca de novos tratamentos e dão aos familiares, e mesmo ao associado, maior tranquilidade para enfrentar esta situação (British Medical Journal, março, 2003).


Quais são os serviços inclusos nos planos PROMERE?

A PROMERE buscará informações sobre a condição do associado, reunirá seu histórico médico e acionará o centro médico indicado para o processo. Ao receber estes documentos, os especialistas farão uma nova análise para desenvolver uma segunda opinião. Estando pronto, a PROMERE fará a tradução deste documento e enviará uma cópia ao associado.


O histórico médico do associado permanecerá em sigilo?

Sim. O histórico só será revisado pela equipe da PROMERE e avaliado pelo centro médico. A política de discrição e sigilo das informações da PROMERE é rigorosa, em conformidade com as leis estaduais e federais.


Como evitar constrangimento com o médico particular ao pedir uma Segunda Opinião?

A equipe da PROMERE é treinada para tratar o médico particular do associado e sua equipe com respeito e consideração. Médicos também são cientistas e, como tais, entendem que o único erro constatado é não buscar alternativas. A maioria dos médicos ficaria contente ao saber que seu paciente terá a possibilidade de buscar opiniões de médicos do Baptist Health ou do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, por exemplo. Buscar uma segunda opinião é uma boa prática na medicina e bons médicos reconhecem isso.


Como é feito o recolhimento do histórico médico do associado?

Um consultor PROMERE entrará em contato com o médico particular do associado para recolhê-lo. Bastará ao associado informar os dados do seu médico e autorizar a divulgação dos dados do seu histórico médico à PROMERE.

Fone/Fax: (11) 3073-0131

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